Blog

O que é Coadministração de Empresas?

26/06/2017

Acreditamos que a melhor forma de iniciar esse texto é explicando o termo coadministração. Administração é um substantivo feminino que significa ato ou processo de administrar, gerenciar, gerir...

Acreditamos que a melhor forma de iniciar esse texto é explicando o termo coadministração. Administração é um substantivo feminino que significa ato ou processo de administrar, gerenciar, gerir. Já, administração de empresas, é uma área do conhecimento que está dentro do conceito de administração, porém que se envolve com a realidade, o dia a dia das empresas, sejam elas de qualquer porte. O prefixo ?co? significa companhia, concomitância, em conjunto, juntamente. Assim, coadministração de empresas, para a EGB, significa profissionalizar toda a operação da empresa, dividindo responsabilidade junto ao empresário e suas lideranças, no intuito de atender as principais demandas existentes na competição do negócio.

NA PRÁTICA Por meio da coadminstração conseguimos criar uma cultura própria baseada nas características da empresa, engajar as lideranças e sua equipe e influenciar o resultado financeiro da empresa. A coadministração de empresas é uma ciência complementar a qualquer ramo de atividade econômica, indiferente do setor e tamanho do negócio. Funcionamos como uma extensão da empresa dos nossos clientes. Na prática, atuamos de forma direta na administração do negócio, sempre no intuito de aumentar o nível de competitividade das equipes e focados constantemente na obtenção de resultados satisfatórios, sejam resultados técnicos, comportamentais ou financeiros.

OS NÚCLEOS Na coadministração de empresas temos três núcleos: núcleo de orientação empresarial, capacitação aplicada e coaching subjetivo. Estes funcionam de forma orgânica e integrada, o que nos permite fazer uma ponte de conteúdo para elevar o nível de administração das empresas dos nossos clientes. Eles existem para dar embasamento sobre o que acreditamos ser o tripé de qualquer negócio organizado e rentável:
- Compreensão do ambiente e dos competidores.
- Qualificação para equipe, sendo ela técnica e comportamental.
- Formação de lideranças críticas e autônomas, focadas em influenciar e engajar suas equipes para resultados satisfatórios, sem ego, vaidade ou coisa do gênero.

O NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL tem como objetivo estudar e pesquisar sobre o mercado no qual a empresa está inserida, seu ambiente interno e externo, através de dados, estatísticas, pesquisas e, principalmente, observando as tendências que evidenciam para onde caminha o setor do qual a empresa compete. Dessa forma, podemos vislumbrar futuras ações através das oportunidades existentes no mercado.

O NÚCLEO DE CAPACITAÇÃO APLICADA tem como objetivo formatar e aplicar conteúdo relevante para os profissionais das empresas, proporcionando reflexões e oportunidades para observar a importância do autodesenvolvimento continuado, não somente nas funções atuais, mas para funções futuras, visando mudanças de comportamento, por meio de técnicas socráticas e andragógicas.

O NÚCLEO DE COACHING SUBJETIVO formata conteúdo específico para formação de líderes autônomos, responsáveis, que estejam de acordo com a cultura da qual estão inseridos no contexto do negócio. Fomentamos senso crítico a fim de que a pessoa entenda que tudo é baseado na compreensão particular. Sua leitura sempre estará fundamentada na sua interpretação subjetiva, mas pode não ser válida para todos envolvidos.

PARA A EGB Observamos que a coadministração de empresas é sinônimo de desenvolvimento social. Compreendemos que a coadministração funciona de forma cíclica: uma empresa administrada de forma profissional gera lucro, consequentemente gera emprego, renda, consumo, novos investimentos, que voltam a gerar novos empregos.

Pense, reflita e nos ajude a melhorar cada vez mais. Críticas inteligentes e embasadas nos interessam! Por Luis Fernando Ribeiro. Administrador de empresas - CRA/PR 28553.