Os 4 passos para o microempresário entrar na Era Digital
26/06/2017
Engana-se o microempreendedor que acha que a era digital não é pra ele, acreditando que não precisa dela ou que ela não precisa dele. A necessidade é bilateral. A era digital é democrática...
Engana-se o microempreendedor que acha que a era digital não é pra ele, acreditando que não precisa dela ou que ela não precisa dele. A necessidade é bilateral. A era digital é democrática. Para todos: grandes, pequenos e médios. Inclusive, tão democrática é, que para ela, todos temos a mesma possibilidade de alcance: o mundo. O microempresário não precisa mais se limitar a se comunicar com seus vizinhos, utilizando-se dos caminhos digitais ele pode e deve ampliar a sua voz.
Em uma micro ou pequena empresa, entende-se que o negócio está altamente vinculado à figura do dono. Assim, traçamos quatro passos para você, microempresário, entrar de fininho, mas entrar na era digital.
1) Cuide do seu Facebook pessoal
Primeiro, você tem um perfil no FB? Se não, crie. Você precisa aparecer, as pessoas precisam saber quem é você, ter um rosto para ligar à pessoa e consequentemente ao negócio. Isso traz credibilidade à empresa.
No entanto, algumas ressalvas são necessárias. Entendendo que o negócio está altamente vinculado a você, tenha parcimônia nas portagens. Não entrar em polêmicas, evitar comentários ou postagens que façam discriminação a qualquer grupo social, etc, são algumas sugestões. Ah, e cuidado com a foto de perfil, pense na imagem que você quer que seu cliente tenha de você. O bacana é se posicionar com assuntos pertinentes ao teu negócio. Levantar questões relacionadas ao teu setor, debater com amigos sobre o mercado e suas possibilidades, ou seja, mostrar que você está atualizado e que pode ser uma fonte de informação para sua rede de amigos. Assim você criará, no Facebook, uma boa imagem sua e consequentemente da sua empresa.
2) Crie um perfil no Linkedin
Esse ponto vale para você e ou para sua empresa. Se você tiver alguém para alimentar de conteúdos um perfil profissional da sua empresa no Linkedin, ótimo! Crie uma conta para você e uma Company Page para sua empresa. Se não, é válido criar, ao menos, um perfil seu. Essa rede social funciona como um grande mundo B2B, é como um Facebook do mundo dos negócios e, inclusive, a foto de perfil costuma ser mais séria que em outras redes sociais.
Nela você cria um perfil baseado em seu currículo e local atual de trabalho, consegue listar habilidades que possui e compartilhar conteúdos relevantes, além de divulgar ou encontrar vagas de emprego.
E então você me pergunta: mas por que eu preciso estar no Linkedin?Pelo mesmo motivo de outras redes: você precisa ser encontrado. Não se esqueça que teu nome está ligado diretamente ao teu negócio, e se você é encontrado, sua empresa também será. No caso do Linkedin, ele tem outra grande vantagem para o microempresário: a possibilidade de tornar-se referência no assunto pertinente ao seu negócio em um ambiente corporativo.
Ou seja, suponhamos que você possua um pequeno escritório de contabilidade e, em seu perfil no Linkedin, além de compartilhar atualizações do setor, você redige materiais próprios. Quando um potencial cliente te procurar nos sites de buscas, irá encontrar alguém muito bem posicionado e influente por trás do nome da sua microempresa.
3) Invista em mídias pagas
Nesse ponto eu suponho que sua empresa possua uma FanPage no Facebook. Se ainda não, crie uma. Juro que funciona, é a vitrine da sua empresa. Mídias pagas são todos os canais do mundo digital que ampliam o alcance da sua marca mediante um investimento. Mas não se assuste. Como falei no início, a era digital é democrática, assim como as mídias pagas. No Facebook, por exemplo, já fiz campanhas com 50 reais que atingiram 15 mil dos 30 mil de uma pequena cidade do interior do Paraná, mas também já fiz campanhas com milhares de reais para gerarmos leads qualificados para uma grande empresa de tecnologia.
Outras formas de investimentos semelhantes ao do Facebook Ads são: o Instagram Ads, links patrocinados através do Google Adwords, remarketing através do Google Display, entre outros.
Enfim, não dependa do alcance orgânico para fazer seu negócio crescer, inicie com pequenos investimentos no Facebook e no Instagram (se caso tua empresa possuir um perfil nessa rede também), e vá se aventurando conforme for obtendo resultados. Porque a grande beleza das mídias pagas é justamente essa: são todas mensuráveis, você consegue saber exatamente quantos clientes atingiu, quantos clicaram no seu link, etc.
4) Invista tempo em geração de conteúdo Grandes empresas possuem equipes gigantescas apenas com a função de criarem conteúdos. Isso pode ser uma vantagem, como pode não ser. Porque, venhamos e convenhamos, ninguém conhece teu negócio como você. Então, quem melhor para escrever sobre sua empresa, que você mesmo, o proprietário dela? Não hesite em se aproveitar da era digital para aprender um pouco sobre como criar conteúdos que teu cliente irá gostar. Entenda que se ele ler algo que lhe seja pertinente e agradável, ele irá compartilhar e seu nome/marca vagará pelos canos digitais das nuvens da internet até onde for possível.
Leia sobre funil de vendas, geração de leads, textos para redes sociais ou para blogs. Se você se aventurar por palavras-chave, pode ganhar o mundo das microempresas só pra você. Afinal, teu cliente quer saber o que você faz e resolver problemas, então ajude-o.
DICA FINAL: PROFISSIONALIZE TUDO O QUE FOR POSSÍVEL
É importante saber fazer para saber orientar, aprenda e estude sobre o marketing digital para microempresas e não negligencie o poder de um trabalho profissional. Entenda que um erro ortográfico ou de concordância pode criar uma imagem contrária a que você busca. Uma palavra-chave mal escolhida ou um público mal definido em uma campanha de Adwords pode lhe trazer prejuízo. O ideal é procurar orientação de um profissional da área, trabalhar junto e alinhado a ele, mostrando que você sabe quais são seus objetivos e planos no mundo digital.
Por ISABELA CANEZIN.
Administradora e publicitária | Especialista em Marketing Digital.